quinta-feira, 13 de novembro de 2014

O Orgulho e suas primas - uma reflexão


São três os primos, fazem parte do mesmo grupo familiar: o orgulho, a arrogância e a soberba, andam juntos e se confundem, são maléficos a quem os abriga, são pecados e escravizam o homem, aqui ora falarei de um, ora de outro.
   O orgulho, esse tal, cega nosso entendimento, ele faz-nos acreditar que estamos sempre certos, que nossas ações são melhores do que os outros, aqui há embutido um certo perfeccionismo, ele impede-nos de aceitar sugestões, de ouvir a outra parte, de reconhecer nossos próprios erros, por causa dele falhamos em tomar decisões acertadas em tempo correto e levamos sofrimento a quem está conosco e nos ama.
   Infelizmente na maioria das vezes percebemos que fomos orgulhosos tarde demais, quando não há mais tempo hábil para as mudanças necessárias, para correção de atitudes, e os danos já foram feitos, pois afinal o tempo passa, os filhos crescem, envelhecemos.
   O orgulho coloca um tipo de venda em nossos olhos, que super dimensiona-nos, levando-nos a crer que somos mais do que somos realmente, que infelizmente só cai diante do sofrimento, diante da maturidade e a inevitável reflexão sobre a vida e o que fizemos dela.
   Mas, ainda bem que o dia em que caem -se as vendas chega, e nossos olhos ficam mais limpos e podemos buscar o perdão em Deus e naqueles em que erramos se ainda pudermos encontra-los.
   Interessante notar que a cura para a soberba e o orgulho é justamente a humilhação, por nos amar, Deus em seu propósito de nos salvar permite situações tais que produzem arrependimento e libertação do orgulho em nossa vida.
   Dando uma pequena passeadinha pela bíblia achamos o rei Nabucodonosor, ele recebeu de Deus poder, grandeza, domínio em seu reinado, diz lá em Daniel 5:20 que quando seu coração se elevou e o seu espírito se tornou soberbo e arrogante, foi derribado do seu trono real, e passou dele a sua glória, até que reconheceu que Deus, o Altíssimo, tem o domínio sobre o reino dos homens e a quem quer constitui sobre ele. E foi restituído ao seu trono, só que agora em humildade, reconhecendo que o Senhor é justo e pode humilhar os que andam na soberba. (Confira Daniel 4:37). Lá em Jó 40:2 diz que o Senhor olha para todo soberbo e humilha-o.
   O olhar altivo está listado entre as 6 coisas que o Senhor aborrece e a arrogância lhe é abominável (Provérbios 6:17 e 16:5), no cântico de Maria diz que os soberbos foram dispersos (Lucas 1:31) e Tiago diz ainda que Deus resiste a esses tais (Tiago 4:6).
    Então fico a pensar será que algumas de nossa orações não respondidas poderiam revelar alguma resistência de Deus a um desses priminhos escondidos em nosso coração?
   Creio que o certo a fazer é abandonar essa família antes que venha a queda e a humilhação, não acha?
O Senhor resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes Tiago 4:6

2 comentários:

  1. Oi,estou passeando pelo seu blog.
    Aqui tem muitos artigos interessantíssimos e gostosos de se ler.

    Continue sendo iluminada por Deus e assim, ilumine outros também!

    bjs
    http://painelparacongresso.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Carmen, obrigada pela visita, volte sempre! Desejo que a graça do nosso Deus esteja sobre sua vida! Abraços!

    ResponderExcluir

Se manifeste, comente:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

comente através do FaceBook