sexta-feira, 20 de junho de 2014

A Copa Do Mundo evidencia as desigualdades sociais do Brasil

    Na abertura da Copa do Mundo 2014, em pleno solo brasileiro, entre coreografias dos bailarinos, vimos a palavra Brazil com Z, escrita para "inglês ver", todos sabemos que a grafia da palavra aqui no país é com S, mas no exterior é com Z, e o que tem isso demais? Tem que é emblemático, de forma explícita o Brasil com S e o Brazil com Z, no decorrer dos dias do mundial, mostra sua face mais desigual.
    O Brasil para os nativos continua sendo o mesmo, estamos assistindo a Copa pela televisão, onde tudo é sorrisos, é bonito, felicidade, para nós, a vida normal continua nos ônibus lotados, os pronto-socorros igualmente cheios, escolas sucateadas.
     Ingressos para a Copa? Há isso pobre não viu não, mesmo porque seria necessário investir todo o salário do mês para custear o ingresso, transporte e alimentação no estádio bilionário.
As políticas públicas falham em produzir desenvolvimento social, ações tais como bolsa-família, cotas de acesso e outras do mesmo nível que visam trazer inclusão social são ineficazes.
    Há cerca de 20 anos o Brasil vem crescendo economicamente, mas no campo social este crescimento é tímido, há favelas demais e saneamento básico de menos, e a famosa nova classe média brasileira segue endividada pagando os novos eletrodomésticos. ( Para mim não existe nova classe média, trata-se de um engodo, classe média que mora em favelas não é classe média!)
    O Brazil, com Z, para os estrangeiros, assim como o Rio, continua lindo, pessoas felizes batendo bola na praia, partes de aeroportos com pufes, vídeo games, telões, reservados só para eles, sem acesso a nós simples mortais, nas telas das tvs caras alegres, festa, parece uma segunda dimensão de realidade.
    Olhamos para nós brasileiros e nossa vida comum e para eles, sortudos felizes nas telas, e seguimos com essa dicotomia, torcendo é claro pela seleção brasileira, afinal este é o país do futebol.

Foto: internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se manifeste, comente:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

comente através do FaceBook