terça-feira, 3 de junho de 2014

A lei do coração

Ensinando para transformar vidas - Howards Hendricks -
    O ensino que realmente causa impacto em quem o recebe não é o que passa de uma mente para outra, mas de um coração para outro.
     Essa é a lei do coração, que só pode ser verdadeira se compreendermos o sentido bíblico da palavra coração.
    Esse termo é um daqueles que tomam sentidos diversos, e um deles acentuadamente sentimental. Hoje nós o empregamos incorretamente, mas os escritores do Velho Testamento o usavam com o sentido certo.
    Um texto que revela o significado escriturístico do vocábulo é Deuteronômio 6.4-6: " Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de toda a tua força. Estas palavras que hoje te ordeno, estarão no teu coração."
    Para os judeus, essa palavra englobava a totalidade do ser: intelecto, emoção e vontade.
    O processo de ensinar, nada mais é que a transformação total de uma personalidade, operada pela graça de Deus, e que depois, pela mesma graça, alcança  outros para transforma-los também. Que glorioso privilégio!
    Transferir conhecimento de intelecto para intelecto é a coisa mais simples do mundo. Mas fazer esse trajeto pela via do coração é bem mais difícil, mas também muito mais compensador. Aliás, opera transformação de vida.
    -Caráter, Afetividade, Conteúdo-
    Sócrates resume a essência da comunicação em três conceitos fascinantes que ele denominou ethos, pathos e logos. O primeiro, ethos, diz respeito ao caráter. Pathos compreende a parte da afetividade, e logos o do conteúdo.
    Ethos, segundo explicava Sócrates diz respeito à credibilidade do professor, sua credencial. Ele afirma que nosso jeito de ser é mais importante do que dizemos ou fazemos, aquilo que somos como pessoa é o fator que mais pesa em nossa atuação como orador, conselheiro,comunicador.
    O outro aspecto, pathos, diz respeito ao modo como o professor desperta as emoções  e sentimentos de seus alunos. O filósofo sabia que são as emoções que afinal determinam o rumo de nossos atos. E isso é a chave para a motivação já que Deus nos criou com emoções, sentimentos.
    Sócrates estava convencido de que os professores e os oradores precisavam do conteúdo programático, e denomino-o logos. Curiosamente este é o mesmo termo grego que aparece em João 1 para designar Jesus: "No principio era o Logos, o Verbo. E o Logos se fez carne e habitou entre nós". Desejando comunicar-se conosco Deus personificou sua mensagem. É exatamente isso que temos que fazer.
Se chegou até aqui é porque gostou do assunto, o texto é parte integrante do livro Ensinado para transformar vidas de Howard Henridricks, capítulo 5. Perceba como o autor aplica a palavra de Deus em seus escritos, o livro tem sua primeira edição em 1991, mas é extremamente atual, é inspirador para todos e não só para professores, vale a pena a leitura.

Livro: Ensinando para transformar vidas
Autor: Howard Hendricks
Editora Betânia, Primeira edição 1991
Tradução: Myrian Talitha Lins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se manifeste, comente:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

comente através do FaceBook