sábado, 24 de maio de 2014

A copa é aqui no Brasil, porque não estamos felizes?

    Qual a razão de não estarmos empolgados, de não estarmos enfeitando a rua como o fizemos em outras copas, porque os comerciais de televisão cujo tema é o mundial não nos cativa, e os produtos com o tema estão encalhados nas prateleiras do comércio a menos de 20 dias do grande evento, esta não deveria ser nossa grande festa? A copa não era para produzir felicidade coletiva?     Quer saber o que pensa uma brasileira, pessoa do povo, que pega ônibus, que usa o posto de saúde local? Falo das minhas impressões, do que percebo aqui no estado de São Paulo, até gostaria que outros deixassem as suas nos comentários, afinal o Brasil tem dimensões continentais.
    Quando vimos o então Presidente Lula anunciar que a copa seria no Brasil, ual, que legal, um mundial no nosso país, que experiência magnífica! Só que aí os anos começaram a passar, e a alegria deu lugar a insatisfação, incerteza, frustração e por fim descrença. Começando pela Lei Geral da Copa, que de bebidas alcoólicas nos estádios a superpoderes à Fifa, foi aprovada;(Leia aqui)  Depois vieram as escandalosas cifras gastas nos estádios, sendo que a promessa era de que o dinheiro público seria para a mobilidade urbana, o que não aconteceu. Por último a Fifa patenteou o nome "pagode" como sua propriedade intelectual, e outros mil nomes, aumentando a sua arrecadação, pois outras empresa que quiserem usar o termo têm que pagar(leia aqui). O governo se prostituiu, inverteu as prioridades e o tal legado prometido, acho que não vai acontecer.
     O impacto econômico do evento vai chegar aos mais pobres? Quando acabar a copa teremos ônibus melhores? Estradas melhores? Teremos um Brasil melhor? Será que é por estarmos todos constatando que não, e por isso a felicidade se recusa a entrar?  Não sou anti-copa, nem faço parte de movimentos tipo "não vai ter copa", mas questiono os acontecimentos.
    Será que é porque estamos vendo a grana toda derramada em obras nos estádios, R$5 bi bancados com recurso público e a escola da esquina precisando de reformas?
    Os olhos do mundo estão no nosso quintal, nossa mazelas, nosso pior e nosso melhor será mostrado, quando a bola começar a rolar será que nós brasileiros comuns, abandonaremos a revolta e a amargura e abraçaremos a festa? Vamos esperar para ver.
    E a igreja brasileira como vai agir? Amigo, se um turista precisar não hesite, ajude, demonstre o amor de Cristo, deixe de lado os desmandos do governo e com o pensamento de que somos também estrangeiros nessa terra, mostre o seu melhor. Há também vários projetos nas cidades sedes de evangelismo programados por igrejas e organizações como a Jocum, a Junta de Missões Nacionais e muitos outros que podemos nos envolver e pontuar em favor dos justos.
Alguns números da copa:
 -200 países assistirão a copa
 -500 TVs e rádios credenciadas para a transmissão
 -34 câmeras por jogo
 -736 amostras de sangue e urina para controle antidoping
 -2,7 milhões de ingressos já vendidos
 -32 seleções estrangeiras
 -8 aviões para as seleções
 -15 ambulâncias por estádio
 -600 mil turistas internacionais esperados
 -4 bilhões de dólares é o que a Fifa vai faturar em receita comercial
Fonte dos números: O Globo.Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se manifeste, comente:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

comente através do FaceBook