segunda-feira, 20 de abril de 2015

Tiradentes- morte e liberdade

    Em 1789, alguns membros da elite mineira reuniram-se com o objetivo de conspirar contra a metrópole, Portugal, cuja politica os prejudicava.
    Eles desejavam acabar com a exploração e sonhavam com a liberdade- O fim da dependência da Coroa Portuguesa .
    Mas esta não admitia oposição a seu poder, a conspiração acabou mal. Os inconfidentes foram traídos por dois deles, que não querendo correr riscos preferiram o perdão de suas dívidas.
    Os líderes foram deportados e um homem, o alferes Joaquim José da Silva Xavier, foi enforcado e esquartejado em 21 de abril de 1792 para que sua morte servisse de exemplo. Ele e sua família foram considerados infames e sua casa foi destruída. Interessante que ele foi o único que não negou sua participação na Inconfidência Mineira. Este evento foi um dos precursores da ideia de independência no Brasil, a qual ocorreu 30 anos depois. Alguém teve de morrer- Tiradentes, no caso, ( Ele recebeu esse nome por ser dentista)- para que nós brasileiros tivéssemos liberdade.
    Isto faz lembrar outra morte e outra escravidão. Desde Adão, o homem é escravo do pecado: por ele dominado e sem conseguir escapar por si só. Esta escravidão o prejudica , o atormenta, torna sua vida sem sentido. É uma espécie de dependência, e parece não haver saída.
    Mas há: alguém morreu para liberta-lo. Na cruz, Jesus efetuou a libertação desta escravidão. Com isto o homem pode escolher não pecar. Também houve um traidor, mas isso fazia parte do plano divino.
    É claro que não podemos comparar Tiradentes a Jesus, até por que o filho de Deus não permaneceu morto- Ressuscitou e está vivo! Porem, há algo parecido nesses dois eventos históricos: a relação entre morte e liberdade.
    Cristo morreu naquela cruz para que você fosse liberto da escravidão ao pecado- mas você precisa fazer esta escolha. Então, creia nisso, entregue sua vida a Deus e experimente a verdadeira liberdade vivendo segundo os padrões divinos.
"Liberdade ainda que tardia", sonhavam os inconfidentes.
Liberdade já é o que Jesus promete - e cumpre!
"Se o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres" João 8:36


Saiba mais sobre Tiradentes
Pão Diário nº 15- Vanessa Weiler Ribas- publicação autorizada

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se manifeste, comente:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

comente através do FaceBook