terça-feira, 4 de março de 2014

As cinzas do arrependimento

 
  O primeiro dia após o carnaval, para os católicos, é a quarta-feira de cinzas e o inicio da quaresma, período dedicado a jejuns, reflexão e arrependimento. As cinzas tem sua origem no Velho Testamento, significam dor, morte, penitência, arrependimento. Muitos são os textos e personagens bíblicos que se utilizaram das cinzas para demonstrar arrependimento, no livro de Ester, Mardoqueu se veste de saco e cinzas quando soube do decreto real para a morte do seu povo ( Ester 4:1), Jó disse :"por isso me abomino e me arrependo no pó e na cinza"(Jó 42:6), Daniel: " E eu dirigi o meu rosto ao Senhor, para o buscar com oração e suplicas, com jejum e saco e cinzas"(Daniel 9:3).
    Esse simbolismo com o tempo se perdeu e passou a ser ensinado como algo a ser feito ritualisticamente após o carnaval em um único dia no ano, muitos são os que ultrapassam todas as fronteiras nos quatro dias de festa carnavalesca e então vão atrás desta pseudo-remissão.
    O Arrependimento é algo muito mais importante que isto e deve fazer parte de nossa vida cotidiana, em todos os dias do ano, todos que querem agradar a Jesus cristo e o tem como Salvador e Senhor de sua vida, vivem em constante reflexão e buscam nele o perdão.
    A contrição vem de um coração rendido, um desejo por mudança interior flui lá de dentro da alma, e tudo que queremos é nos sentir livres do peso do pecado.
    Temos um privilégio que é o acesso ao Pai através de Jesus Cristo, aproximemo-nos com com sincero coração, em plena certeza de fé, sabendo que nele e somente nele encontraremos nova vida.
    As cinzas não poderão trazer perdão, tampouco produzir mudança de vida, mas o arrependimento e confissão, sim.
    Deus tem para nós um caminho novo, sólido, um caminho de justiça, de relacionamento com ele, ainda dá tempo de voltar, com carnaval ou sem carnaval, com cinzas ou sem elas, o importante é querer este caminho novo.
    Com a quarta-feira vem o retorno às atividades, popularmente se fala que o ano novo brasileiro só começa agora, que agora sim é que o comércio de fato inicia suas atividades, a mim parece que precisamos de um novo ânimo, e saber e crer que tudo está sob o cuidado de Deus, que nos ama, que nos recebe em seus braços, que nele há o perdão, aí sim encontro o descanso.
    Creia no Senhor e no seu perdão!

"Meus filhinhos, estas coisa vos escrevo, para que não pequeis, e, se alguém pecar, temos um advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo." 1ª João 2:1



Foto: Paulo Roberto


2 comentários:

  1. Muito, Mais muito interessante esta postagem; que Deus te abençoe sempre.

    ResponderExcluir
  2. Oi Pr Moisés e Orlene, obrigada pelo comentário, sejam bem vindos sempre!
    Que o Senhor estenda os braços sobre a vida de vocês em todo o tempo!
    Abraços
    Clara

    ResponderExcluir

Se manifeste, comente:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

comente através do FaceBook