quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Ano novo e 3 coisas que vamos precisar em 2016

    Lá vamos nós de volta para o futuro, de novo. 2015 transforma-se em lembranças, livro já lido.
Nada que possamos fazer pode mudar o ano que passa, é finito. Resta-nos entrega-lo a Deus com todos os nossos erros e acertos.
O futuro nos aguarda, e nós brasileiros vamos precisar de 3 coisas para encara-lo:
01 - Fé
02 - Oração
03 - Resiliência, essa será a palavra do ano 2016.
    "O termo resiliência quer dizer em seu significado original, na física - o nível de resistência que um material pode sofrer frente às pressões sofridas e sua capacidade de retornar ao estado original sem a ocorrência de dano ou ruptura. A Psicologia pegou emprestada a palavra, criando o termo resiliência psicológica para indicar como as pessoas respondem às frustrações diárias, em todos os níveis, e sua capacidade de recuperação emocional.     Falando de uma maneira bem simples, quando mais resiliente você for, mais fortemente estará preparado para lidar com as adversidades da vida.
     Embora exista certa controvérsia a respeito dos indicadores de uma boa resiliência, não se acredita que ela seja resultante de um traço de caráter ou de personalidade. Na verdade, a melhor definição da palavra seria o resultado de um processo de aprendizagens de vida. Portanto, você, assim como eu, está apto para desenvolvê-la". Dr Cristiano Nabuco.
    Os indicadores econômicos, a crise política, tudo indica que vem por aí um ano trabalhoso, no qual teremos a oportunidade de sermos resilientes, tornarmo-nos fortes, capazes de superar, sermos agentes de mudanças, protagonistas do nosso futuro.
    Como disse no inicio, uma boa dose de fé se faz necessária, confiança no Deus Altíssimo que tudo vê. Creiamos em seu amor e que Ele é capaz de nos dar o sustento, o pão de cada dia, que juntamente com sua graça, suprirá cada uma das nossas necessidades.
    E não menos importante - a oração. Com ela vencemos gigantes, oremos por nosso país, por nossas casas, por nossos filhos, a palavra nos diz para intercedermos pelos governantes, e eu creio sinceramente que se orarmos Deus intervirá nos rumos da nação, e nos livrará desta potestade que a governa. 
    Nesse novo ano tenha fé, ore e seja forte, o Senhor nos ajudará! Seja o ombro amigo de alguém, coloque-se no lugar do outro, cuide-se, almoce com os amigos de vez em quando, seja grato lembrando das coisas boas que possui, e se precisar, busque ajuda.
    Agradeço a você caro amigo, que me acompanhou durante esse ano e desejo um feliz ano novo, com muita graça de Deus.

domingo, 20 de dezembro de 2015

Qual é o preço devido?

   
Tudo tem seu preço, certo? Nada, ou quase nada nesse mundo vem de graça, pagamos pela água, comida, energia elétrica, condução, coisas necessárias à vida, são serviços ou bens que consumimos, os quais pagamos por eles, as vezes achamos caro e compramos assim mesmo, ou as vezes não está em nossas posses o poder de compra-los, aí desistimos.
    Mas há coisas que queremos muito e compramos, pagamos por elas com esforço, ou tem situações que o bem é caro mas concordamos que vale o preço. Aí que quero chegar.
    Quando se quer muito perder peso, ou uma barriga sarada, o esforço é em atividade física, quando o gosto é por esportes, como por exemplo o futebol, acordamos cedo em pleno domingo, só para não perder o jogo, ou vamos dormir tarde assistindo o time do coração, porque aquilo nos satisfaz, o preço que nesse caso são as horas de sono, vale a pena.
    Então o que nos é caro? O que tem valor para nós? Quanto pagamos pela nossa carreira, pelo conforto de uma boa casa, pela conquista de um carro? Quanto nos esforçamos para criar um filho? Quanto esforço fazemos pelas coisas naturais desta vida?
    Quero provocar uma reflexão. Quanto pagamos? Seja em dinheiro, esforço pessoal, e com a vida?
"Você paga pelo que consome com a vida,quando gasta todo seu tempo para pagar suas contas", foi o que disse Patricia Donato, consultora financeira, ao exemplificar a necessidade de planejar gastos, e a frase traz em si uma reflexão de quanto custa consumir.
    E o que realmente tem valor? Jesus em Mateus 13 nos fala do valor do reino dos céus:
"O reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido num campo, que um homem achou e escondeu; e, pelo gozo dele, vai, vende tudo quanto tem, e compra aquele campo.
Outrossim o reino dos céus é semelhante ao homem, negociante, que busca boas pérolas;
E, encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo quanto tinha, e comprou-a".
Mateus 13:44-46

    Os dois vendem tudo para adquirir o tesouro quando o encontram, o valor a ser pago, o tudo, vale a pena.
    Pagamos seja em dinheiro ou seja por outros meios por aquilo que desejamos, mas quanto estamos dispostos a entregar pelo reino dos céus?
    Não estou aqui a fazer apelos financeiros de contribuição, estou a lhe dizer que o reino de Deus também é tomado por esforço e que renúncias se fazem necessárias, e que da mesma forma que consumimos por preço, o reino dos céus tem valores intangíveis e quanto estamos dispostos a pagar?
    Jesus é a pérola  de maior valor, o nosso tudo se faz necessário.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Quem nele crer não se apresse

Por Jamê Nobre -
Is 28:16

"Portanto, assim diz o Senhor JEOVÁ: Eis que eu assentei em Sião uma pedra, uma pedra já provada, pedra preciosa de esquina, que está bem firme e fundada; aquele que crer não se apresse".

Há uma grande dose de ansiedade na vida da maioria de nós hoje. Ansiedade é o desejo de controlar a situação, seja no presente, ou no futuro.

Somos ansiosos sobre a comida de amanhã. Somos ansiosos sobre as possibilidades de de faltar algo...

Jesus disse que são os gentios (as gentes!) é que se preocupam com isso. Nós temos um Pai que sabe mesmo antes de lhe pedir. Afinal, foi ele que nos fez e conhece nosso funcionamento e as coisas que precisamos para funcionar normalmente.

O texto de Isaias fala de algo que serve de base para as nossas vidas. É aquilo que o Senhor chama Pedra Preciosa de esquina, e diz que ela é bem firme e bem fundada.
Por causa da firmeza dessa Rocha é que não podemos, em hipótese nenhuma, andar apressados, no sentido de ansiosos, nem tentar fugir de qualquer situação da qual não temos controle, pois nosso fundamento está bem firme.
Se o nosso Alicerce está firme, então aquilo que o Pai colocou sobre esse fundamento, nós, Sua Igreja, não seremos abalados.
A nossa confiança Nele não será confundida, nem seremos decepcionados se esperamos unicamente em Suas promessas.

Como disse o salmista, o Senhor é o meu Pastor e não sinto falta de nada. Ou seja, ele me supre completamente.

O Texto Sagrado diz que a nossa vida é vivida em cima da fé de Jesus, que nos foi outorgada pelo Espírito Santo.
Ele é quem nos faz repousar em pastos verdejantes, ainda que estejamos no deserto. Ele é quem refrigera nossa alma, ainda que estejamos no mais escaldante deserto.
Não são as circunstâncias externas que nos trarão paz. É a presença do Pastor dentro de nós que faz a nossa alma descansar.
Temos um lugar de repouso em Cristo, aliás, Ele é o nosso sábado.
Por causa desses pensamentos é que podemos entender que a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um eterno peso de glória.
Somos bem aventurados por ter o Deus que temos, por sermos pastoreados pelo Sumo Pastor, por andar nas Promessas imutáveis de um Deus que não mente.
Não nos apressemos, nem fujamos em busca do pão no Egito. Ele supre as nossas necessidades, as mais simples e as mais importantes, enquanto dormimos!

Que o Senhor nos ajude.
Por Jamê Nobre
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

comente através do FaceBook