sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Game Over- A difícil arte de envelhecer



Frases do tipo: No meu tempo era assim, evidenciam exatamente aquilo que não queremos, isto é, que já passamos.
     Pois no meu tempo em minha casa, todas as mulheres costuravam, inclusive minha mãe, que frequentemente chamava a mim para pôr a linha na agulha a qual já não enxergava mais, eu claro, na minha meninice, corria a atende-la, sentindo-me que jamais precisaria de tal ajuda, e foi justamente a diminuição da visão que mais me afetou. Os anos passaram e chegou minha vez e o braço foi ficando curto, entrei em desespero, logo já não enxergava mais o suficiente, nem de perto nem de longe, a minha boa visão me abandonara. Os óculos entraram em cena definitivamente, oh céus!
    Foi só o começo. Para minha perdição, minhas unhas começaram  a endurecer e ondularem-se, e estão me chamando de senhora em todos os lugares, oh céus de novo!
    Aí vieram os calores, os suores noturnos e a pele seca, menstruação irregular, parece-me que meu corpo entrou em pane, deixando meu sistema emocional em frangalhos e a visita ao médico não pôde mais ser adiada.
    Exames feitos, receita em mãos, chego em casa, relato o diagnostico do médico na presença de meu esposo e filho:
    - Ele disse que não menstruarei, nem ovularei mais, estou na menopausa.
    Meu filho: - Game over então mãe. Palavras que calaram minha voz, game over!
    O carinho da família conta muito nessa hora, o amor incondicional deles é o que me ajuda.
    A cada dia vejo uma nova ruga, é um caminho sem volta, é compulsório, envelhecer traz consigo uma resignação, se não quiser tornar-se como aqueles que desesperadamente buscam a juventude perdida através de roupas joviais, cirurgias e cortes de cabelo, como um disfarce, tentando parecer o que não é, melhor ir acostumando-se.
    A velhice tem o dom de produzir em nós a humildade. Toda arrogância e auto-estima baseada na aparência, vai embora juntamente com as nádegas empinadas e seios perfeitos.
    Os valores tornam-se intrínsecos, a ausência de segredos da vida, o entendimento de que quase nada é perene, as batidas do relógio são outras. A beleza da mulher madura é a elegância,
    Não é fácil encarar, principalmente para nós mulheres, provi-me de cremes e mais cremes para pele seca, tinturas para cabelos, caminhadas para manter um certo fôlego, leitura para a mente, reposição hormonal com prescrição médica, e o amor da família, em especial do esposo que sempre se esforça para me dizer que me acha linda e que ainda sou a garota dele.
     Meu filho que a cada mexida no cabelo fala: -Ficou top mãe, a franja deixou jovem.
    Tem também os netos! Eles são a melhor parte, Deus fez perfeitamente que venham quando já estamos com saudades dos filhos quando pequenos.
    O salmista Davi disse (Salmo 37:25)-"fui moço e agora sou velho", revelando as duas etapas da vida, também já fui moça, agora rumo à maturidade, peço ao Pai Eterno que me ajude, guiando-me pelo caminho de sua Santa Presença.


4 comentários:

  1. Muito interessante seu texto, me prendeu com cada palavra. ..é algo realmente inevitável, o tempo passa...perdemos a juventude mas o que não podemos perder jamais é a presença e comunhão com o dono da vida! Com ele sempre seremos fortes, lindos e com o coração preenchido de paz!

    ResponderExcluir
  2. Oi Leny, obrigada pela visita, você tem razão o Senhor é quem nos renova a cada dia,os conflitos do envelhecer são muitos e constantes e nós mulheres somos mais suscetíveis, luto a cada dia para não me dominar por sentimentos negativos advindos disso.
    Que o Eterno te guarde.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Gostei muito deste texto, bem realista sobre a nossa passagem por esta vida terrena.

    Creio que o grande segredo para ser feliz é buscar viver todas as fases da vida da melhor maneira possível. Da infância à velhice há muita coisa boa a ser aproveitada!

    Seu texto foi reverberado no UBE Blogs: http://www.ubeblogs.net/2014/09/game-over-a-dificil-arte-de-envelhecer-clara-queiroz.html

    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Olá Eliseu, sou grata pela sua visita e por replicar o texto no UBE,que o Pai Eterno te abençoe! Não sei se existe segredo para ser feliz, sei que uma das heranças da maturidade é a compreensão da vida.Volte sempre.
    Abraços

    ResponderExcluir

Se manifeste, comente:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

comente através do FaceBook