quarta-feira, 25 de março de 2015

Lindas cicatrizes

   Quem não tem cicatriz, não tem história meu filho. Foi o que ouvi  minha nora dizer, ela estava a ensinar meu netinho de 7 anos, quando este reclamava de um pequeno risco em seu braço feito pela cachorrinha.O garoto entendeu, quanta sabedoria ela teve!
    O que me trouxe o pequeno fato à memória, foi este lindo texto que achei no Pão Diário e reproduzo aqui para vocês:
    -Vários anos atrás, enquanto caminhava por trilhas ao longo do Rio Salmon, cheguei ao bosque de pinheiros cujas cascas haviam sido parcialmente removidas. Um amigo, guarda florestal havia me contado que os povos nativos dos EUA, que caçavam nessa região muito tempo atrás, haviam tirado a casca para usar a camada abaixo dela como goma de mascar. Algumas das cicatrizes eram desfigurantes, outras, preenchidas com seiva cristalizada e polidas por vento e exposição ao tempo, haviam se transformado em padrões de rara beleza.
    Assim ocorre com nossas transgressões. Podemos ficar com cicatrizes pelos pecados do passado. Mas, esses pecados dos quais nos arrependemos e pedimos perdão a Jesus, podem deixar marcas de beleza.
    Algumas pessoas, tendo saboreado a amargura do pecado, agora o odeiam, tais pessoas odeiam o mal e amam a justiça. A elas pertence a beleza da santidade.
    Outras, sabendo quanto ficam aquém disso (Romanos 3:23), têm corações ternos pelos outros, Elas se elevam com compreensão, compaixão e bondade quando as outras fracassam. A elas pertence a beleza da humildade.
    Finalmente, quando os pecados são totalmente perdoados, possibilitam a verdadeira intimidade com Aquele que demonstrou misericórdia. Tais pecadores amam bastante, porque muito lhes foi perdoado. A eles pertencem a beleza do amor.
 
 " ...perdoados lhe são os seus muitos pecados, porque ela muito amou..." Lucas 7:47

- Pão Diário 2013- David H. Roper- publicado sob autorização.

sábado, 14 de março de 2015

O Discípulo e a comunidade

    Você que visita o Blog Discípulos, sabe  o que é um discípulo?
   
Ser discípulo é ser um seguidor de Jesus, que absorve seu estilo de vida, seus ensinos, como também sua estratégia e seu propósito.
    O propósito de Jesus ao vir ao mundo pode ser resumido em suas palavras reveladas em Mateus 16:18 "...Edificarei a minha igreja...", igreja aqui, não é uma denominação ou qualquer organização eclesiástica. É a comunidade de discípulos reunida em torno de Jesus, para cumprir seus desígnios.
    Daí é lícito concluir que um discípulo deve ter dois compromissos fundamentais sob os quais os demais deverão estar submissos:
    1- Compromisso com o Senhor Jesus Cristo (lucas 14:25-36). Seguir Jesus é nossa completa e prioritária sujeição a ele, que se traduz em adoração.
    2- Compromisso com a comunidade (Atos 2:44, Atos 4:32). "Todos os que creram estavam juntos, e tinham tudo em comum." "Da multidão dos que creram era um o coração e a alma. Ninguém considerava como exclusivamente sua nenhuma das coisas que possuía. Tudo porém lhes era comum". Estes textos não podem ser interpretados como experiência apenas da igreja primitiva.
    Trata-se de doutrina ensinada pelos apóstolos, recebida por eles através do Senhor Jesus. Este compromisso com a comunidade, chamamos de comunhão. Estas duas coisas, adoração e comunhão estão inteiramente ligadas e não podem ser separadas.
    Por isso não concordamos com movimentos cujo propósito seja desconstruir a igreja como comunidade formalmente estabelecida e o que ela representa, que incentivam pessoas a deixar de frequentar suas reuniões, com alegações que ferem os ensinos dos apóstolos.
   O certo não é sair, mas viver uma comunidade comprometida com Jesus e seus ensinos.


Com informações do Boletim O Discípulo- abril/2013

quarta-feira, 4 de março de 2015

As aceitações de um discípulo!

"...Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me" -Mateus 16:24-
   
Vamos falar um pouquinho sobre esse versículo e tirar algumas lições dele? Muitos acham que tomar a cruz significa aceitar o próprio sofrimento, mas na verdade Jesus ministrava uma lição de discipulado.
Negar a si mesmo não significa eliminar a vontade. Isto fica implícito na expressão "se alguém quer". Todavia, significa coloca-la a serviço de Deus e do próximo. Decorre disso aceitar certas formas de direção e disciplina que o velho homem (nossa natureza carnal) rejeita, tais como: 
- Aceitar repreensões fortes (como Jesus repreendeu a Pedro).
- Aceitar instruções (os discípulos aceitam as instruções de Jesus quanto à estratégia de evangelização).
- Aceitar lições práticas de humildade (Jesus apresenta uma criança como modelo de humildade, apresenta a vida de serviço como padrão d'Ele mesmo).
- Aceitar que opiniões pessoais sejam contrariadas (os discípulos repreenderam as crianças que queriam se aproximar de Jesus e foram contrariados pelo Senhor).
- Aceitar a censura de seus atos (os discípulos foram censurados por Jesus porque queriam impor que certos homens não expulsassem demônios, pois estes não seguiam com eles). 
- Aceitar o questionamento das próprias motivações (Jesus questionou a motivação de seus discípulos quando estes queriam destruir os samaritanos.
    Estas aceitações, dentre outras, são para muitos a grande dificuldade para aceitarem o discipulado bíblico, porque atingem em cheio o espírito independente do homem natural. Entretanto, são nessas condições que se reconhece o verdadeiro discípulo, aquele que aceita não somente o que Jesus fez ( Sua obra redentora), mas também quem ele é (Senhor) e suas palavras, instruções e mandamentos.
    Ao ler estas aceitações percebo que uma reflexão sincera em oração se faz necessária, este é o alvo do Senhor para nós: que sejamos discípulos. Tenho permitido ser repreendido ou quero que minhas opiniões prevaleçam sempre? Quando sou censurado como tenho reagido? Ponho logo minhas mangas de fora? Jesus é manso e humilde. Não é um caminho fácil, mas Ele está conosco!

"Jesus aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto e fazei discípulos de todas as nações" Mateus 28:18, 19

Com informações do Boletim O Discípulo- dez-2013.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

comente através do FaceBook