terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Porque você parou de correr?

Por Chico Ferreira-
    S
empre quando se começa um novo ano, acabamos fazendo algumas coisas comuns. Primeiro fazemos uma avaliação sobre o ano que passou (Podemos refletir sobre erros e acertos). E em segundo lugar fazemos todo tipo de votos e compromissos para o ano que se inicia. O problema aqui, é que na maioria das vezes, vemos que os votos são os mesmos. Na maioria das vezes não conseguimos cumprir os votos. Parece-me ainda que as coisas do Senhor não são mais prioridades. Por isso é tãopertinente a pergunta que Paulo faz aos gálatas: "Vocês estavam correndo muito bem,  mas quem os convenceu a se desviar do caminho da obediência?”  (Gálatas 5.7). Há algumas verdades neste texto tão atuais aos nossos dias, pois Paulo está tocando em nossos corações. É como se ele estivesse nos dizendo: Chico você se lembra do começo de sua caminhada cristã? E por que você parou de correr? Com certeza começamos bem nossa carreira cristã,  mas as vãs filosofias, o peso do mundo e tantas outras situações acabaram entrando em nossa pista de corrida para tirar o nosso foco do alvo, e como os gálatas acabamos perdendo a motivação. Gostaria de destacar alguns pontos que acho importante nesta importante chamada de atenção de Paulo:
    1. Obedecer a verdade
Precisamos obedecer a verdade porque a vida é uma corrida. Paulo faz uma ilustração aos gálatas, mostrando a eles como se estivessem em uma pista de corrida. A correria da vida, o stress diário entram nesta pista para nos tirar do rumo, é um trabalho do inimigo para bloquear nosso progresso na fé. E ainda, pode também levar-nos a correr na direção errada. Paulo usa a imagem das corridas sobre suas regras, um competidor não pode sair de suas marcas na pista de corrida. E ele nos mostra que em nossa caminhada cristã precisamos correr segunda as regras de Cristo não do mundo. Conversando com um irmão amado sobre este tema, ele me fez uma importante colocação: “Sabe Chico, (Ele disse) o mundo insiste em nos afirmar que precisamos correr atrás das coisas, atrás de nossos objetivos, atrás de nossos sonhos, mas Deus não nos diz isso! Ele diz que precisamos correr para o alvo, vencer para merecer a corroa. Quem corre atrás nunca vence!” Parei por um minuto e o Espírito Santo encheu meu coração de temor e na hora me veio à mente o texto áureo do Reino: “Buscai, assim, em primeiro lugar, o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.” (Mateus 6.33).  Somos cidadãos do céu pela fé em Cristo Jesus. O Senhor determina nosso curso, pois não corremos para ser salvos, mas sim porque somos salvos e desejamos obedecer e realizar a vontade de Deus em nossas vidas (“E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” Rm 12.2).
    Não são poucos os que corriam e agora não correm mais. Acontece o mesmo que aconteceu com Davi, quando ele deixou de correr pelas coisas do Senhor e foi desfrutar de suas conquistas. Ele se desprendeu do rebanho. Amados, Davi era conhecedor dos mandamentos do Senhor, tocava harpa, dançava diante do Senhor, mas ele fraquejou, deu-se ao luxo de ter uma aventura, satisfazer sua carne, deixou de ser fiel ao seu Senhor. Davi deixou de correr! Por que, pois, desprezaste a palavra do SENHOR, fazendo o que era mau perante ele? (2Sm 12.9).
Concluindo, precisamos temer ao Senhor, principalmente nestes dias em que estamos vivendo. Precisamos parar e nos perguntar com clareza e inteireza de coração: Por que parei de correr! O que tem me atrapalhado, o que me tem feito parar de correr para as coisas do Senhor! Preciso mais que tudo é obedecer, aprender e ser fiel a sua verdade. Precisamos mais que tudo almejar e priorizar em nossas vidas seus pastos verdejantes, suas águas tranquilas, da mesa farta em comunhão onde o cálice transborda, da unção com óleo, da bondade e da fidelidade diárias com o Senhor.

Chico Ferreira
Leia na íntegra no Site Falando aos Discípulos

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olá Josiel, obrigada pela visita, muito bom seu blog já estou seguindo, no face também gostei muito, que o Amado pai te ajude e sustenha na caminhada. Abraços

    ResponderExcluir

Se manifeste, comente:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

comente através do FaceBook